Compartilhe:

Nesta quarta-feira (24), aconteceu na Unilehu uma tarde de conscientização, que teve como objetivo alertar as mulheres e a sociedade, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além do mais recente câncer de colo do útero. O evento reuniu 150 alunos dos programas Mais Eficiência e Mais Aprendiz, e contou com palestrantes da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Segundo a enfermeira da Secretaria Municipal de Assistência Social, e palestrante Rosana Olegário, os números de diagnósticos de mulheres com algum tipo de câncer vem aumentando, e é de suma importância o cuidado da mulher com sua saúde. “Temos que falar sobre a importância do autoexame, do exame clínico das mamas, da citologia, e a necessidade do Papanicolau. Exames que são encontrados facilmente em qualquer unidade de saúde básica em Curitiba”, informa a enfermeira.

Com o intuito de informar a população a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná faz palestras por todo o estado, divulgando a campanha de prevenção. A patologia descoberta no início, facilita o tratamento, como foi o caso de Sandra Regina, que descobriu seu câncer à seis meses e conta o valor da prevenção.“ O câncer descoberto no início tem muito mais chance de cura, então se as pessoas souberem como conhecer seu corpo, ao descobrir algo diferente, procurarão um médico e terão mais chances de cura, como foi o meu caso”.

Durante a palestra, também, houve a participação dos alunos com perguntas que foram respondidas pelas palestrantes. Assim, eles podem repassar as informações para familiares e amigos, fazendo com que a corrente aumente cada vez mais.