Compartilhe:

Há um ano, a Unilehu foi escolhida para um voluntariado internacional promovido pela SAP, uma das maiores empresas de software do mundo. Através de seu programa SAP Social Sabbatical, instituições sociais de países em desenvolvimento recebem executivos voluntários que ajudam a desenvolver soluções para seus desafios gerenciais, buscando maximizar seu impacto social.

No caso da Unilehu, o processo de construção da identidade organizacional e planejamento estratégico foi liderado por um grupo de gerentes da SAP,  Eric Somitsch (Alemanha), Janne Wise (Estados Unidos) e Roxanne Bautista (Filipinas). Durante um mês intenso de trabalhos, eles puderam conhecer a fundo o trabalho social da instituição, além dos esforços para manter a sustentabilidade da operação e a qualidade do atendimento oferecido a pessoas em vulnerabilidade social.

O vínculo não se desfez com o término do trabalho, pois mesmo depois de voltarem para casa, os voluntários continuaram em contato para acompanhar os resultados e ajudar na superação dos desafios da instituição. Em reconhecimento ao trabalho realizado eles foram além do trabalho voluntário, indicando a Unilehu para recebimento de recursos financeiros da Sap-stiftungsfonds, a fundação da empresa que financia ações sociais de grande impacto no mundo todo.

Entre todas as necessidades, a Unilehu solicitou a aquisição de um veículo utilitário para uso de todas as unidades de inclusão, que facilitassem a realização de feiras e eventos, captação de doações, entrega de materiais, ações de vendas do programa de geração de renda, entre outras necessidades de transporte. Dentro dos critérios de análise da fundação, foi aprovado o valor máximo de 10 mil euros, cerca de 33 mil reais.

Como o valor era inferior ao preço do veículo no mercado, o próximo desafio era conseguir os recursos faltantes. Foi aí que uma outra empresa parceira, a Renault, também contribuiu para a conquista do carro novo. Em uma compra especial, de carros já emplacados pela fábrica, foi possível a aquisição pelo valor da doação recebida pela SAP.

“Pelo apoio de dois grandes parceiros, tornamos possível esta compra que vai ajudar muito nas ações de nossa instituição”, explica a presidente da Unilehu, Andrea Koppe. Segundo ela, isto é uma prova que, com muito trabalho e dedicação, o reconhecimento e apoio da sociedade fazem a inclusão acontecer.