Compartilhe:

Dia 18 foi uma data muito importante para o programa de geração de renda da Unilehu, o Supera. Em um evento que reuniu mais de 70 pessoas, entre representantes de empresas parceiras e de diversos setores da sociedade, foi realizado o lançamento da sua primeira  linha de produtos, a EcoBanner.

O evento aconteceu na sede Administrativa da Unilehu, onde foi apresentada esta linha de produtos sustentáveis, feitos a partir do reaproveitamento de banners descartados.

Com o Slogan “Ecologicamente necessário., socialmente responsável”, a EcoBanner trouxe conceitos importantes no desenvolvimento dos produtos. Ao usar materiais descartados como matéria prima, tem um forte compromisso ambiental e ao ser produzido por pessoas em vulnerabilidade social, a transformação social se tornou um valor agregado dos produtos.

Durante 6 meses, a equipe de professores, oficineiros e produtores trabalharam para desenvolver os 23 produtos que compõe a linha, entre sacolas, térmicas, estojos, pastas e utilidades. Com design atrativo, alta qualidade e preço justo, eles foram pensados para atender a uma demanda de mercado, sendo uma ótima opção para presentes ou brindes empresariais.

Os convidados foram recepcionados com um coquetel de boas vindas, em um ambiente minuciosamente preparado para recebê-los. No local, além da exposição dos produtos, também foi montada uma loja para a venda dos itens da coleção.

A coordenadora do Programa Supera, Andressa Koppe, aprovou o resultado do evento. “Pensar no projeto desde o início, da criação da ideia e das dificuldades que tivemos ao longo do tempo e ver hoje todos esses produtos expostos nas prateleiras é realmente muito gratificante e emocionante. É a certeza de que estamos no caminho certo”.

Ela ainda ressalta a importância de uma contribuição da sociedade para dar continuidade ao projeto. “Agora o importante é que a sociedade também contribua. Temos um grande estoque de produtos que precisam ser vendidos e contamos com ela para que consigamos cumprir mais essa etapa. Lembrando também que precisamos da doação de banners, que são nossa principal matéria prima”.

Durante o evento, foram homenageadas as pessoas e empresas que contribuíram diretamente para a criação da linha. Entre elas, a diretora da Associação Borda Vida, Roseli Oliveira Santos. Para ela, que foi uma das apoiadoras do projeto desde o início, é gratificante poder ver os produtos lançados. “Para mim hoje foi uma honra e uma alegria enorme ver a qualidade que eles chegaram. Oito meses é um prazo curto demais, e eles se superaram. Hoje eu saio daqui muito feliz. Só tenho a parabenizar essa equipe”.

Outro homenageado foi o Instituto Renault. A diretora do Instituto, Silvia Barcik, esteve no evento e aprovou a nova linha. Para ela, os produtos confeccionados trabalham, acima de tudo, a qualidade. “A qualidade é que vai fazer a diferença, e isso podemos ver nestes produtos”. Silvia ainda fala de sua admiração com a capacidade da Unilehu em realizar ações. “Quando eles recebem um desafio eles fazem acontecer. E é muito bonita essa autonomia, a independência e a motivação de realização”.

Os convidados do evento também aprovaram os produtos. A aposentada Zélia Durigan Kuser comprou duas térmicas durante o lançamento. Ela conta que apesar de ter gostado dos produtos, eles não foram o que mais lhe chamaram a atenção. “Gostei muito e achei muito bonito o projeto. Mostra que vocês estão se doando e se preocupando com a sociedade. Tendo comprometimento com ela. E é isso que falta hoje de modo geral.”

Para as convidadas Olga e Irene Pchek, a tarde de ontem foi uma oportunidade para conhecer a Unilehu, já que tinham apenas ouvido falar da instituição. “Conhecemos pela primeira vez hoje e gostamos muito, tanto do projeto como dos produtos que compramos”.

Anglade Saintil é um dos produtores da linha. O haitiano, que já está na Unilehu a cerca de seis meses, conta, ainda com dificuldade no português, o que achou do evento. “Eu gostei, achei muito bom e muito gostoso. Gosto do que eu faço aqui”.

O produtos da linha podem ser encontrados no e-commerce www.programasupera.org.br e pelo show room na sede do Supera – Arthur Bernardes, 3280. A linha Ecobanner também estará presente na FeiArte 2017, que acontece entre os dias 26 de maio a 4 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui Rodovia do Café, BR 277.

Confira o catálogo completo da linha EcoBanner, clique aqui