Poeta

Desde 2014, a Unilehu se tornou um Centro do Programa de Oportunidades de Emprego por meio da Tecnologia nas Américas, o POETA. O projeto procura facilitar a realização de oportunidades econômicas em educação, empregabilidade ou microempreendedorismo para jovens em situações vulneráveis entre os 16 e 29 anos de idade. O público-alvo são mulheres jovens, que por meio de uma formação abrangente e da utilização e apropriação da informática, desenvolvem competências pessoais e profissionais.

Presente em diversos países da América Latina e Caribe, e espalhado pelo Brasil, a rede POETA foi idealizada e criada pela The Trust for the Americas – afiliada à Organização dos Estados Americanos (OEA). O projeto conta com centros de inclusão digital equipados com tecnologia e conectividade, onde facilitadores treinados proporcionam ao participante uma experiência educacional pessoal (online e presencial).

As capacitações oferecidas no POETA, além de conteúdos próprios da The Trust, conta com um grande número de aliados estratégicos que coparticipam de suas iniciativas nos países. Como é o caso da Microsoft, que apoia a iniciativa com a doação de softwares e acesso às plataformas educacionais especializadas, com centenas de cursos sintonizados com as últimas tendências mundiais nas áreas da Tecnologia e Ciências da Computação.

A iniciativas, implementadas por meio de organizações locais, buscam facilitar a criação de oportunidades econômicas, promover o acesso à inovação, inclusão social e boa governança, por meio de treinamento para o uso e a apropriação de tecnologia para comunidades em situação de vulnerabilidade na região.