Terceirização para contratação de Aprendizes
A Unilehu como entidade sem fins lucrativos que cumpre os requisitos legais e tendo a titularidade como órgão executor do Ministério do Trabalho e do Emprego, pode ser contratante direta de aprendizes para suprir cotas de empresas, assumindo o contrato de trabalho e a formação técnico-profissional.
Nesta modalidade de contratação, a empresa educadora deve assumir os custos integrais da folha de pagamento, incluindo os benefícios obrigatórios e opcionais que farão parte do pacote de remuneração do aprendiz contratado. Mesmo neste caso, a empresa continua com a obrigação de proporcionar ao aprendiz a experiência prática da formação técnico-profissional metódica a que será submetido.
O registro em carteira de trabalho será feito pela Unilehu, com anotação de que o contrato de trabalho decorre de contrato firmado com a empresa para efeito de cumprimento de sua cota de aprendizagem, formalizando a parceria para esta finalidade.
A folha de pagamento é gerada em software específico por uma equipe de administração de pessoal dedicada ao gerenciamento da folha de pagamento, todos os processo inerentes a esta contratação atendem aos requisitos legais de registro e controle trabalhistas.
Os benefícios para a empresa são inúmeros, pois o cumprimento deste contrato especial de trabalho fica por conta do Mais Aprendiz, auxiliando a empresa no gerenciamento de sua cota de aprendizes com eficiência e profissionalismo.
Suporte e Gestão – RH Mais Aprendiz
O RH Aprendiz se posiciona como um parceiro estratégico na gestão das demandas e impactos da aprendizagem nos processos internos das empresas, oferecendo soluções e alternativas de suporte técnico e administrativo para que o programa agregue valor às suas demandas e expectativas e consiga melhorar índices de retenção e efetivação dos aprendizes.
O foco desta modalidade é prover suporte operacional e técnico contínuo ao RH e gestores conforme a necessidade da empresa, mediante a disponibilização de um focal dedicado e alocado nas dependências da empresa.
O escopo deste suporte na gestão da aprendizagem profissional é definido de acordo com a demanda da empresa, podendo ser incluídas as seguintes atividades:
- Operacionalização dos processos internos de RH: suporte nos processos de seleção, admissão, integração, rotinas de administração de pessoal, avaliação, treinamento, desligamento, entre outros.
- Acompanhamento: intervenção na formação teórica, formação prática, atendimento familiar, acompanhamento escolar e demandas psicossociais existentes.
- Avaliação de Desempenho: avaliação periódica sobre as atividades práticas dos aprendizes com os seus gestores, com sessões de feedback conjuntas.
- Atendimento ao Gestor: atendimento contínuo aos gestores responsáveis pela formação prática sobre as demandas legais e sociais do programa.
- Apoio a gestão do programa: monitoramento e registro das ações realizadas, documentação legal, relatórios gerenciais, indicadores e demais procedimentos necessários para subsidiar a empresa nas suas demandas de gestão da aprendizagem profissional.
Alternativa de inclusão de Pessoa com Deficiência
Uma das alternativas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é por meio da contratação destes profissionais como aprendizes, já que para eles, não há limite de idade para ingressarem em programas de aprendizagem.
Essa é uma excelente opção em especial aqueles que estão em busca do primeiro emprego e encontram mais dificuldade de conquistar uma vaga. Outras vantagens são a carga horária menor do que a do trabalhador comum, variando de quatro a seis horas, o que facilita a adaptação, e o fato da pessoa não perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Unilehu como já atende pessoas com deficiência em seus outros programas e possui expertise em programas de inclusão, oferece pelo Mais Aprendiz um conteúdo adaptado e inclusivo para este público.
Com um amplo banco de dados de pessoas com deficiência com o perfil de aprendiz, o programa oferece mais facilidade de contratação e auxílio no cumprimento da Lei de Cotas das empresas parceiras da aprendizagem profissional. Outra vantagem para PCD é que a Unilehu faz Cota Social em Ambiente Simulado.