Formatura da terceira turma do Geração de Futuro
29/07/2021
Exibir Tudo

Unilehu chega aos 17 anos e comemora uma história construída por muitos e para muitos.

No último dia 16 de agosto, a UNILEHU (Universidade Livre para Eficiência Humana), uma organização da sociedade civil, comemorou 17 anos de trajetória pela inclusão. A história da instituição teve início em 2003, quando duas mulheres guerreiras Andrea Koppe e Yvy Abbade se uniram com um só objetivo: promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Foi em 2004 que tudo começou de verdade, mais precisamente no dia 16 de agosto daquele ano. Foi a data em que a presidente Andrea Koppe assinou o termo que iniciava a trajetória de uma das instituições mais importantes do estado do Paraná.
Não foi necessário esperar muito para ver os resultados, pois na semana seguinte as duas primeiras empresas se tornaram parceiras: Paraná Clinicas e Volvo.
Com a entrada destes importantes parceiros, rapidamente, novos associados sentiram confiança para também aderir ao projeto. Em menos de cinco meses, a Unilehu atingia seu número de dez empresas mantenedoras. Também se uniram ao projeto as seguintes organizações: Renault, TMT Motoco, Grupo Dom Bosco, TIM, Brasil Telecom, Nutrimental e Bosch. Muitos apoiadores reforçaram o movimento entre eles instituições sociais, instituições públicas, profissionais e várias áreas, Sindimetal/PR, Fiep/Pr entre outros. A partir daí, a viabilidade política e econômica para o início das atividades da Unilehu foi garantida.
Andrea conta que, durante esses dias de comemoração, um filme passou na sua cabeça e destaca a alegria de ver o ótimo resultado conquistado. “A Unilehu começou com somente uma ideia de que era possível fazer a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para abrir as portas, convidamos centenas de empresas para somar forças. Em poucos meses de mobilização, dez delas aceitaram o desafio de construir uma tecnologia social inovadora para tornar as empresas mais inclusivas. A palavra, a vontade de fazer e várias mãos dadas fizeram um sonho virar realidade, comprovando que juntos somos mais fortes para mudar o mundo”, destacou ela.
Hoje, 17 anos após a sua fundação, a Unilehu é uma referência no estado do Paraná e uma das principais instituições do Brasil atendendo a todos os públicos da diversidade e principalmente a população em vulnerabilidade social. A vice-presidente da Unilehu Yvy Abbade, comemora o trabalho que vem sendo realizado e fala da alegria de ver toda a evolução que passa a instituição. “A amplitude do trabalho que a Unilehu vem desenvolvendo nestes 17 anos nos dão a certeza de que a inclusão, a diversidade e a equidade, além da superação de barreiras de todas as formas, não podem ser realizadas por uma só pessoa. É a missão de toda uma sociedade”, destaca Yvy Abbade,
“Eu vi este projeto nascer, ser desenhado, apoiei, e vim fazer parte. Encontrei propósito no que faço e sinto ser uma peça importante. Estou orgulhosa por isso, com a admiração de saber que o meu trabalho, somado ao desta equipe fantástica, faz a diferença. Com certeza, essa sensação é uma das grandes motivações para todos nós da gestão, colaboradores, parceiros e apoiadores, que estamos envolvidos com esta causa, de fazer a inclusão acontecer”, explica Yvy.
Um dos principais pilares da Unilehu é o seu quadro de colaboradores. Josimar Santos fala sobre o prazer que tem de trabalhar na instituição há mais de nove anos e o carinho que tem pela empresa. “Nesses nove anos de Unilehu, aprendi e cresci muito pessoal e profissionalmente. Fazer parte desta instituição me deixa muito orgulhoso e ver todo o processo de crescimento e desenvolvimento dos projetos é muito gratificante, pois só nos faz acreditar em um futuro ainda mais promissor para a Unilehu e consequentemente para aqueles que aqui estão”, comenta ele.
Andrea Koppe encerra falando com muita alegria do trabalho que vem sendo realizado..
“Tenho muito orgulho de ter feito parte de um dos maiores movimentos pela inclusão em Curitiba”. Finalizou a presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *