Acreditamos no poder das diferenças.
Trabalhamos pela transformação social.
Vivemos pela inclusão.
Somos a Unilehu.

A Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana – é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer.

Trata – se de uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que atua de forma preponderante na Assistência social, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada desenvolvendo serviços, programas e projetos socioassistenciais.

A partir de nossa sede em Curitiba-PR, atuamos em todo território nacional, realizando ações sociais em prol de pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Desenvolvemos empresas para que elas se tornem mais preparadas e aptas para a inclusão e mobilizamos a sociedade para a valorização da diversidade.

Na certeza de que a inclusão está em todas as dimensões sociais, promovemos relevantes projetos nas áreas de qualificação profissional, educação, cultura, esportes, geração de renda, entre outros.

São muitas as frentes de trabalho, com um só objetivo: somar esforços para a construção de uma sociedade para todos, de modo amplo e incondicional.

Por isso, não faz diferença quem você é, ou de onde vem. Se o seu interesse é pela inclusão, o seu lugar é ao nosso lado.

O grupo de trabalho da Unilehu é formado por pessoas que acreditam na capacidade de transformação da sociedade em prol da inclusão.

Todas as atividades operacionalizadas pela organização fazem parte de processos que atendem a missão social da Unilehu, sendo realizadas por uma equipe multidisciplinar, contando com os membros da diretoria, funcionários, instrutores, estagiários, voluntários e empresas parceiras que, juntos, ajudam empresas e a comunidade a tornar a sociedade mais inclusiva.

Conheça nossas unidades de negócio:

Aranha-nova-5-unidades
Conheça a missão, visão e os valores que norteiam nossa Instituição a fazer cada vez mais e melhor.

Tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer.

Construir uma sociedade para todos, de forma ampla e incondicional.

  • Amor: As nossas ações são pautadas pela paixão pelo que fazemos e as nossas relações são imbuídas do espírito de solidariedade, simpatia, gentileza e cuidado pelo outro.
  • : Cultivamos o otimismo e a confiança no futuro, acreditando no potencial das pessoas que atendemos, na força das nossas parcerias e na nossa capacidade de mobilização e transformação social.
  • Respeito: Protegemos a dignidade das pessoas e não somos coniventes com nenhuma forma de preconceito e discriminação pelas suas características ou escolhas pessoais.
  • Ética: Assumimos a responsabilidade de agir com integridade, transparência e honestidade, gerando a confiança de nossa equipe, parceiros, usuários, fornecedores e autoridades governamentais.
  • Inspiração como agente de mudanças: Buscamos propagar os nossos ideais de inclusão com conhecimento, possibilidades e entusiasmo, a ponto de convencer e inspirar pessoas a construir uma sociedade cada vez mais inclusiva.
  • União: Os nossos propósitos sociais só podem ser alcançados com o apoio e a sinergia da sociedade, o que nos faz somar esforços com parceiros que comungam do mesmo ideal de inclusão e justiça social que queremos realizar.
  • Profissionalismo: Atuamos com dedicação, competência e dinamismo, buscando fazer um trabalho bem feito que supere as expectativas dos resultados técnicos e sociais esperados e que valorize os recursos utilizados.
  • Persistência: Acreditamos que os desafios só podem ser superados quando adotamos uma postura firme, decidida e estratégica para enfrentá-los, sem desistir diante dos obstáculos e dificuldades.
  • Inovação: Buscamos continuamente criar novas soluções e tecnologias sociais que influenciem na complexidade da inclusão, exercitando a criatividade e a abertura para novas ideias que nos levam a fazer cada vez mais e melhor.
  • Colaboração e Cooperação: Temos consciência que o que fazemos tem um impacto na vida de muitas pessoas, o que nos motiva a ser uma referência de trabalho cooperativo e colaborativo em prol da inclusão.

Nossa História

Sua fundação, em 2004, foi marcada pelo propósito de empresas em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, mas sua atuação transcendeu para diversos públicos em vulnerabilidade social.

Mais de 20 mil pessoas foram atendidas em nossas 5 unidades de inclusão, cada uma com sua missão social e contribuição para a construção de uma sociedade para todos, de modo amplo e incondicional.

Com a mobilização e apoio dos três setores da sociedade, a Unilehu torna possíveis essas iniciativas que fazem a inclusão acontecer e transformam a realidade de quem mais precisa.

Pessoas que acreditam em nossa atuação e, através dela, tem suas vidas transformadas pelo acesso ao trabalho, educação, qualificação profissional, geração de renda, esporte e muito mais.

O grupo de trabalho da Unilehu é formado por pessoas que entendem o tema da deficiência e acreditam na capacidade de transformação da sociedade em prol da inclusão.

Todas as atividades operacionalizadas pela organização fazem parte de processos que atendem a missão social da Unilehu, sendo realizadas por uma equipe multidisciplinar, contando com os membros da diretoria, funcionários, instrutores, estagiários, voluntários e empresas parceiras que, juntos, ajudam empresas e a comunidade a tornar a sociedade mais inclusiva.

Conheça a equipe Unilehu e os responsáveis por cada um dos Programas Sociais da Unilehu

Equipe Executiva

Presidência e Diretora Executiva – Geração de Renda: Andrea Koppe

Vice-presidente, Diretoria Executiva – Inclusão e Relações Institucionais e Governamentais: Yvy Karla Abbade

Gerente das Unidades de Inclusão e Coordenadora do Programa Mais Eficiência: Aline A. Gonçalves

Coordenadora do Programa Mais Aprendiz: Aline de Borba

Gerente de Geração de Renda e Coordenadora do Supera: Andressa Koppe

Presidente do Instituto de Promoção do Paradesporto (IPP Brasil): Flávio Toledo

Diretora do Centro de Educação Infantil Mundo Para Todo Mundo: Gleida Menegolo

Coordenador de Administração Financeira e Recursos Humanos: Josimar Santos

Composição Estatutária

 

DIRETORIA

Diretora-Presidente: Andréa Moreira de Castilho Koppe

Vice-Presidente: Yvy Karla Bustamante Abbade

 

CONSELHO FISCAL

Flávio Toledo Junior

Alexandre Meira de Vasconcelos

Gleise Sanchotene Saito

Mais do que títulos, a Unilehu preza pelo trabalho em parceria. E por acreditar que inclusão social não se faz sozinho, a Instituição vem trabalhando a muitas mãos para garantir que a sociedade seja um lugar mais justo.

Conheça os títulos e os registros que certificam a seriedade e competência do trabalho da Unilehu, que não para de crescer.

TÍTULOS

  • CEBAS – Certificação de Entidade de Assistência Social
  • Utilidade Pública Municipal (Curitiba/PR)
  • Utilidade Pública Estadual (Paraná)
  • Registro no Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba
  • Registro no COMTIBA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para Aprendizagem Profissional
  • Conselheira no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba – 2014/2015
  • Conselheira no Fórum de Curitiba e Região Metropolitana dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FCRMDPcD)
  • Conselheira no Conselho Deliberativo do Fundo Municipal de Apoio ao Deficiente
  • Conselheira no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Paraná
Uma instituição que faz a diferença na sociedade também é reconhecida por meio dos prêmios que recebe. Desde que foi criada, a Unilehu já recebeu diversos prêmios, resultado de seu trabalho sério e da confiança da comunidade.

Conheça os prêmios já recebidos pela Unilehu ao longo de sua trajetória.

Projeto – “Unilehu na Pandemia”

Categoria Ensino – Menção Honrosa – Programa Supera

Prêmio Ser Humano – Categoria PME – Case Somos Todos Unilehu – 1º Lugar

Categoria Terceiro Setor – 1º Lugar

Categoria Gestão de Pessoas – Sustentabilidade Vice-Campeão – Agosto 2017

Com o programa de Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência da empresa Enel no Brasil, durante a comemoração dos 10 anos da aprovação da Convenção sobre o Direito das Pessoas com Deficiência.

Categoria Terceiro Setor – Case Emprego Apoiado. – Novembro 2016

Selecionada entre as 6 melhores práticas de Direitos Humanos, no que diz respeito a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro- CAERJ/2008

Pelo Central de Movimentos Sociais 04/09/2007

Como expressão de reconhecimento pelo incentivo à campanha nacional de educação e preservação ambiental – 23/04/2007

Responsabilidade Social- 08/11/2005

Categoria Diversidade HSBC: Projetos que de forma especial, estimularam o ambiente de trabalho a valorização da diversidade e o desapego a paradigmas que estigmatizam ou rotulam indivíduos. Projeto desenvolvido em parceria entre a UNILEHU e o HSBC desde junho de 2006

Case Unilehu – Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

CATEGORIA PROFISSIONAL | PRATA: Andrea Moreira de Castilho Koppe – Curso FORMALI – Formação de Lideranças Inclusivas

Grupo Gonzaga – Maio de 2013 – para a presidente da Unilehu Andrea Koppe, por seu trabalho em frente a Unilehu realizando ações inovadoras em prol das pessoas com deficiência.

2º Lugar – Categoria ONG – Prêmio do Instituto GRPCom

Categoria Ong – Case Emprego Apoiado – Dezembro 2016