A Unilehu firma uma importante parceria com a The Trust for the Americas, organização vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), para a implementação no Brasil do Projeto potencIA 2025.
Com apoio financeiro da HP Foundation e da HP Corp., além do apoio institucional da Microsoft, o projeto tem como missão democratizar o acesso às tecnologias emergentes – em especial à Inteligência Artificial Generativa – e reduzir a lacuna de habilidades digitais entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa será realizada em Curitiba e em formato virtual para todo o Brasil, prevê a capacitação de 500 pessoas, incluindo 450 jovens e adultos a partir de 16 anos e 50 docentes e educadores. O projeto dará atenção especial a mulheres e pessoas da diversidade de gênero, que devem representar ao menos 60% do público atendido.
Além das formações em habilidades digitais e uso ético da inteligência artificial, os participantes terão acesso a mentorias, oportunidades de emprego, estágios e apoio ao empreendedorismo. O projeto também prevê o fortalecimento da rede de educadores, capacitando-os a integrar recursos de IA em suas práticas pedagógicas, ampliando o impacto nas comunidades.
“Com o Projeto potencIA, reforçamos nosso compromisso em promover a inclusão digital e a equidade social, preparando pessoas para os desafios da economia digital e criando novas oportunidades de futuro”, destaca Yvy Abbade, presidente da Unilehu.
A parceria ainda inclui a doação de equipamentos tecnológicos HP e licenças Microsoft, além do acesso às plataformas virtuais da The Trust, garantindo infraestrutura para que a Unilehu amplie seu alcance e fortaleça a inclusão digital.
Com este projeto, a Unilehu se integra à Franquia Social POETA, rede internacional de organizações que compartilham a missão de promover equidade e inovação social nas Américas.