O Emprego Apoiado é um programa que busca a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, de forma remunerada e competitiva.
Criado nos Estados Unidos no final da década de 70 foi trazido para o Brasil nos anos 90 por Romeu Sassaki e Alexandre Betti. Em 2015, a Unilehu credenciou-se a Associação Nacional do Emprego Apoiado (ANEA) e passou a realizar o programa pela instituição.
Por meio dele é possível criar um ambiente de trabalho adequado a realidade de cada indivíduo, respeitando suas dificuldades e explorando o que há de melhor em seu potencial, superando o assistencialismo e o mero cumprimento da Lei de Cotas.
O programa Emprego Apoiado é dividido em etapas, todas realizadas com o acompanhamento de um técnico. Ele auxilia nas descobertas das competências, habilidades e dos desejos profissionais da pessoa, e faz a mediação entre o participante, a empresa e a família, para estabelecer acordos que irão auxiliá-lo em seu processo de desenvolvimento.
Emprego Apoiado Social
Nesta modalidade é realizada uma avaliação junto ao candidato, para traçar seu perfil vocacional, com a descoberta de pontos fortes, interesses e necessidades de apoio para sua inclusão no mercado de trabalho. Também é feita a busca de uma vaga customizada e adaptada, sendo a pessoa acompanhada de um técnico durante um período determinado.
Emprego Apoiado Retenção
Surgiu com a necessidade de atender as empresas e os participantes que já fazem parte do quadro de funcionários, e que devido à transferência de departamento, promoção ou readequação de função, necessitam de maior apoio para a realização das novas atividades.
Emprego Apoiado Inclusão
Realiza a inclusão de forma individual, ou coletiva, de acordo com a solicitação apresentada pela empresa contratante, e do perfil dos participantes em busca de emprego.
Emprego Apoiado Acadêmico
Realiza a inclusão de forma individual da pessoa com deficiência dentro das universidades. O técnico acompanha o aluno durante a graduação, auxiliando em seu relacionamento com colegas e professores e na busca por estágio ou emprego na área escolhida.
Emprego Apoiado Esportivo
Tem como objetivo auxiliar os paratletas durante o período de atividade esportiva para que, de forma paralela aos treinos, possam trabalhar em empresas que incentivam a participação em campeonatos. Outra situação em que o EA atua é com relação a fase de transição do paratleta, quando ele deixa de participar das provas e deseja iniciar nova carreira profissional.
Principais benefícios para as empresas parceiras
Principais benefícios para os participantes
O Emprego Apoiado na Unilehu
Em 2015 a Unilehu implantou o EA na instituição com intenção de direcionar os usuários de outros programas percebendo a metodologia como oportunidade de direcionar ao mundo do trabalho de forma customizada e individualizada pela sua incapacidade mais significativa.
São 6 anos de muita dedicação e muito trabalho pautado na mediação entre a família, usuário e empresa, através de palestras, divulgações e participações em congressos.
Linha do Tempo
2015
– A Unilehu promoveu em parceria com o consultor, Alexandre Betti, o primeiro curso de Emprego Apoiado em Curitiba. Os participantes foram profissionais da Prefeitura e dois psicólogos da Unilehu – Caroline Luis e Filipe Bittencourt.
– Inicio dos atendimentos a cinco usuários encaminhados internamente pela Unilehu.
2016
– A Unilehu se torna associada à ANEA – Associação Nacional de Emprego Apoiado e participa de eventos locais, além de palestras para divulgar a metodologia.
– Premiação pela ABRH – PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná com o Prêmio Ser Humano.
2017
– Ocorre a primeira turma de formação de técnicos de Emprego Apoiado realizado pela Unilehu, com chancela da ANEA – Associação Nacional de Emprego Apoiado. Foram formados 11 técnicos para acompanhamento de usuários da Unilehu.
– Premiação pela ABRH – BR – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Vice – Campeã na categoria Gestão de Pessoas – Sustentabilidade.
2018
– Mais de 45 pessoas foram atendidas pelo programa de Emprego Apoiado. Com isso, foram inseridas no mercado de trabalho.
– Yvy Karla B. Abbade, vice-presidente da Unilehu, assume a vice-presidência nacional da Anea Brasil, chancelando o bom trabalho realizado pela Instituição.
2019
– Realização da formação da segunda turma introdutória de Emprego Apoiado pela Unilehu.
2020
– Mesmo com a pandemia, os atendimentos se mantiveram. Em sua maioria online, e presencial, respeitando as regras de segurança da secretária de saúde.
2022
– Yvy Karla B. Abbade, vice-presidente da Unilehu, assume a Presidência Nacional da ANEA Brasil, reforçando o reconhecimento das práticas desenvolvidas pela equipe técnica da instituição na inclusão e na defesa de garantia direitos das pessoas com deficiência.
2023
– Lançamento do Centro de Referência de Emprego Apoiado – Unilehu
O centro de referência em Emprego Apoiado desempenha um papel importante na promoção da inclusão de pessoas com deficiência. O centro oferece aos seus usuários, sempre que precisarem, os apoios necessários para conseguir obter, manter e se desenvolver no trabalho. Para as empresas oferecemos um portfólio de produtos, serviços de suporte técnico especializado para diagnóstico, criação, desenvolvimento, execução e monitoramento de programas, projetos voltados a inclusão. O público-alvo do Emprego Apoiado são pessoas em situação de incapacidade mais significativa que não estão sendo atendidas pelos sistemas tradicionais de colocação; que não conseguem se manter em um trabalho e que, devido à intensidade dos apoios que precisam, têm necessidade de serviços de Emprego Apoiado para conseguir um trabalho.