PROGRAMA DO TRT-PR DE INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA “ROBERTO DALA BARBA” REALIZA AULA INAUGURAL DE MAIS UMA TURMA.

Aconteceu neste dia 08 de agosto de 2023 (terça-feira), a aula inaugural do Programa de Inclusão Digital e Cidadania “Roberto Dala Barba”, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª. Região, no Auditório da Escola Judicial. Programa do TRT-PR há 18 anos ajuda adolescentes na conquista da emancipação social, tendo como participantes meninas e meninos provenientes do Centro de Convivência Estrelar (antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI) e da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), que trabalha com a profissionalização de pessoas com deficiência.

Na programação ao longo do semestre aprenderão não apenas a usar programas de computador, escrever textos, trabalhar com planilhas e utilizar a internet como ferramenta de pesquisa. O foco também é a construção da cidadania, por meio de aulas que abordam o papel das instituições na sociedade, noções de identidade e autoestima e os direitos e deveres de cada cidadão. Importante ressaltar que atualmente o projeto conta com servidores voluntários, que atuam como professores e monitores.

O programa é uma realização do TRT-PR por meio da Comissão de Responsabilidade Socioambiental, e conta ainda com o apoio, Associação dos Magistrados da 9ª Região (Amatra IX), Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho no Paraná (Sinjutra) e Escola Judicial do TRT-PR, onde são realizadas as aulas.

O município de Almirante Tamandaré foi representado pela Secretária de Assistência Social, CELIA AP. ZILIOTTO, e a Unilehu pelo sua Vice-presidente, Yvy Karla B. Abbade.

Roberto Dala Barba

O Programa de Inclusão Digital Roberto Dala Barba recebe este nome em homenagem ao desembargador do TRT-PR falecido em agosto de 2005, aos 49 anos. No âmbito do Regional paranaense, Dala Barba foi um precursor da inclusão digital em uma época em que nem todos os profissionais do Tribunal eram familiarizados com a tecnologia. Ele também foi visionário ao apontar a tecnologia como ferramenta essencial para a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional, em especial quanto ao uso da internet e de redes internas. Costumava dizer que a tecnologia digital viria a ser instrumento de inclusão.

Natural de Porto Alegre, Roberto Dala Barba foi servidor da Justiça do Trabalho nos TRTs do Paraná e de Santa Catarina de fevereiro de 1977 a julho de 1987. Aprovado em concurso público, ingressou na magistratura e atuou em Varas de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Jacarezinho e Ponta Grossa. Em 1990 tornou-se juiz titular e exerceu a jurisdição sucessivamente na 2ª Vara de Cascavel e na 9ª de Curitiba. Em maio de 2002, foi nomeado para a 2a Instância do TRT. No Tribunal, integrou a 1ª Turma de juízes até o seu falecimento.

Faça um comentário

Acreditamos no poder das diferenças.

Contato

Centro de Inclusão Unilehu Curitiba: Rua Tamoios, 1500

MISSÃO

Temos por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer.

© 2021 desenvolvido por Mable