COMUNICADO ESPECIAL

UNILEHU SE UNE À FEBIEX PARA FORTALECER O MOVIMENTO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO PARANÁ

Curitiba, 17 de julho de 2023.

É com grande satisfação que anunciamos que a UNILEHU (Universidade Livre para Eficiência Humana), referência em educação, desenvolvimento profissional, assistência social, e inclusão social, integra oficialmente a Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná – FEBIEX, como mais uma instituição associada em prol da defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

A parceria entre a UNILEHU e a FEBIEX nasce com o objetivo de fortalecer e ampliar o movimento social da pessoa com deficiência no estado do Paraná, promovendo ações que visam a inclusão, a acessibilidade e o respeito aos direitos fundamentais dessa parcela tão importante da nossa sociedade.

Ao longo dos anos, a UNILEHU tem se dedicado incansavelmente a oferecer educação de qualidade e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para pessoas com deficiência, tornando-se um centro de excelência em inclusão social. Agora, unindo forças com a FEBIEX, que agrega diversas instituições de reabilitação comprometidas com a mesma causa, reafirmamos o nosso compromisso em lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Dentre os principais objetivos dessa parceria, destacamos:

Defesa dos direitos: Juntos, fortaleceremos o diálogo com as autoridades e órgãos governamentais, buscando assegurar a aplicação e aprimoramento de políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos da pessoa com deficiência.

Acesso à educação: Trabalharemos em conjunto para ampliar o acesso à educação inclusiva, garantindo oportunidades iguais para todos e combatendo o preconceito e a discriminação.

Acessibilidade: Priorizaremos a conscientização e a implementação de soluções que tornem espaços públicos e privados mais acessíveis, facilitando a mobilidade e independência das pessoas com deficiência.

Inclusão no mercado de trabalho: Buscaremos parcerias com empresas e instituições para promover programas de capacitação e empregabilidade, fomentando a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Sensibilização da sociedade: Realizaremos campanhas de conscientização e eventos para combater o estigma e promover uma cultura de respeito e empatia em relação à pessoa com deficiência.

A UNILEHU tem a certeza de que, ao somar esforços com a FEBIEX e suas instituições associadas, estaremos mais próximos de alcançar uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam viver com dignidade e igualdade de oportunidades.

Agradecemos o apoio contínuo de nossos parceiros e colaboradores, que têm sido fundamentais nessa jornada de transformação social. Juntos, seguiremos construindo um futuro melhor para todos.

Para mais informações sobre a UNILEHU e a FEBIEX, bem como nossos projetos e atividades, convidamos a visitar nossos sites e redes sociais.

Site UNILEHU: www.unilehu.org.br

Site FEBIEX: www.febiex.org.br

Atenciosamente,

Yvy Karla Bustamante Abbade

       Vice-presidente

 

QUEM SOMOS

A Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná – FEBIEX, é pessoa jurídica de direito privado constituída em 12 de outubro de 1974, sob a forma de associação, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social, de assessoramento, de defesa e garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência, formação e capacitação de lideranças, defesa, efetivação e construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação de órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nas áreas da educação, saúde, esporte, cultura, formação do trabalho, estudo e pesquisa, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, com duração indeterminada, inscrita no Ministério da Fazenda sob o CNPJ nº  054887030001-24, com sede na Rua João Schleder Sobrinho 37, Boa Vista, Curitiba-PR. A entidade congrega 25 (vinte e cinco) instituições legalmente constituídas que prestam atendimento a alunos com deficiência intelectual, auditivo, física, visual, transtornos globais do desenvolvimento e múltiplas deficiências, nas áreas de assistência social, educação, saúde, cultura, habilitação e reabilitação e a integração social e a defesa da cidadania da pessoa com deficiência ou daquela que necessite de atendimento em condições especiais. Atualmente, as entidades que aqui representamos prestam atendimento a aproximadamente cinco mil alunos, contando com quadro de aproximadamente seiscentos colaboradores. Nosso objetivo é promover e articular ações de defesa dos direitos dessas pessoas, representando as referidas instituições perante quaisquer órgãos, públicos ou privados, para melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas entidades filiadas, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

A UNILEHU – UNIVERSIDADE LIVRE PARA A EFICIÊNCIA HUMANA, é uma organização do terceiro setor fundada em 2004 com a titulação de CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação), Diário Oficial da União no. 21 de 31/10/2018, e que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer. Com sede em Curitiba-PR, atua em todo território nacional realizando ações sociais em prol de pessoas e grupos que se encontram em vulnerabilidade social, sendo suas ações totalmente gratuitas para os usuários atendidos.  

 Trata – se de uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que atua de forma preponderante na Assistência social, de forma gratuita, continuada, permanente e planejada desenvolvendo serviços, programas e projetos socioassistenciais. Possuímos a inscrição no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba desde o ano de 2012. 

São formalizadas parcerias buscando minimizar e/ou solucionar demandas sociais, tendo como diferencial agremiar esforços na inclusão social de todas as pessoas e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e na conscientização de empresas e sociedade, com um foco claro no desenvolvimento da empregabilidade, gerando autonomia, elevando autoestima e na inclusão destes no mercado de trabalho. Com uma atuação completa, está presente nos três setores da sociedade, por acreditar que a efetiva inclusão destes está em todas as dimensões sociais. 

Missão: Tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer. 

Visão: Construir uma sociedade para todos de forma ampla e incondicional. 

A Tecnologia Social desenvolvida pela Unilehu já comprovou a sua eficácia e sua capacidade de replicabilidade. No desenvolvimento de suas ações, que já são reconhecidas pela sociedade, a instituição trabalha com foco em cinco unidades de negócio para a busca da transformação social da realidade de seu público-alvo:   

  • PROGRAMA MAIS EFICIÊNCIA, Trabalhamos pelo desenvolvimento da empregabilidade de públicos em situação de vulnerabilidade social, preparamos empresas para que elas se tornem mais preparadas e aptas para a inclusão destes profissionais e mobilizamos a sociedade para a valorização da diversidade.
  • PROGRAMA MAIS APRENDIZ, por ser uma entidade formadora de Aprendizagem Profissional que, através de parcerias estratégicas com empresas, é responsável pelo desenvolvimento profissional de jovens com e sem deficiência que estão em busca de uma oportunidade e de um futuro melhor.

Desde 2010 somos registrados como entidade formadora – órgão executor pelo Ministério da Economia (ME) com a renovação com o Protocolo de no. 23.58760012011/2020, com cursos aprovados em diversas modalidades e períodos, com foco no desenvolvimento de competências básicas e específicas para o mercado de trabalho. Nosso programa se esforça para ir além das contrapartidas legais e sociais de uma entidade formadora, se posicionando como um parceiro estratégico das empresas nas suas demandas de gestão da aprendizagem profissional e no desenvolvimento das mesmas para que se tornem Empresas Educadoras. 

 

  • PROGRAMA SUPERA, tem o foco na geração de renda oferecendo capacitação profissional para pessoas com deficiência, jovens, pessoas em vulnerabilidade social e para refugiados. É gerido pela instituição, e seus participantes recebem de acordo com o que produzem antes mesmo dos produtos serem vendidos, garantindo a formação e a gestão da produção, pois acredita que a geração de renda muda a vida das pessoas.
  • CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNDO PARA TODO MUNDO, é uma escola de educação inclusiva para crianças com e sem deficiência e em vulnerabilidade social de 2 a 5 anos e 11 meses. A sua atuação no município de Curitiba-PR, está pautada na habilidade técnica e social necessária para estar preparada para oferecer uma educação de qualidade a todas as crianças matriculadas, em especial aquelas que possuam qualquer tipo de deficiência. A partir 17/12/2019 de somos uma dos CEIS conveniados da Prefeitura Municipal de Curitiba, hoje com 30 crianças em contrato vigente. 
  • INSTITUTO DE PROMOÇÃO DO PARADESPORTO (IPPBrasil), desenvolve ações de promoção do paradesporto em abrangência nacional, sendo elegível como proponente deste tipo de captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte. Realiza a coordenação de todas as atividades esportivas, acompanhamento do desenvolvimento técnico de paratletas, logística de treinos e competições e a execução das atividades administrativas pertinentes.

Também atua no fortalecimento intelectual, psicológico, físico e esportivo de paratletas, viabiliza a captação de recursos para os projetos, colaborando na moldagem da carreira esportiva destes paratletas em suas diversas atividades esportivas e sociais.  

Aprimoramos ações para a formação integral do público atendido e ampliamos nossa atuação na sociedade na certeza de que a inclusão está em todas as dimensões sociais, também promovemos relevantes serviços, programas e projetos socioassistenciais nas áreas de qualificação profissional, educação, cultura, esportes, geração de renda, entre outros.   

A instituição possui importante área de Relações Institucionais, onde desenvolve ações estruturadas com os públicos interessados dos três setores da sociedade. Tendo participação em vários conselhos e fóruns que discutem legislação e política pública em abrangência municipal, estadual e federal. 

A Unilehu possui muitas as frentes de trabalho, com um só objetivo: somar esforços para a construção de uma sociedade para todos, de modo amplo e incondicional.  

 Assim sendo demonstramos abaixo de forma resumida os serviços socioassistenciais desenvolvidos pela instituição: 

 

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS UNILEHU 

Qualificação Profissional 

Preparo para o mercado de trabalho e inclusão produtiva 

Inclusão no mercado de trabalho 

Encaminhamento e acompanhamento de oportunidade de trabalho formal 

Atendimento Especializado 

Atendimento a demandas psicossociais dos usuários

Emprego Apoiado 

Metodologia de inclusão produtiva para públicos em dificuldade mais significativa 

Aprendizagem Profissional 

Entidade formadora de aprendizagem profissional 

Geração de Renda 

Preparo para o mercado de trabalho e geração de renda em oficinas de costura 

Segurança Alimentar 

Oferta de alimentos para famílias cadastradas em vulnerabilidade social 

Balcão de Direitos 

Encaminhamento para obtenção de benefícios e garantia de direitos 

Fórum de usuários 

Fortalecimento de convivência e vínculos 

Inclusão Digital 

Inclusão digital para escolha profissional e preparo para o mercado de trabalho 

Protagonismo Social 

Espaços para construção de projetos de vida, vivência para o alcance da autonomia e participação social.

Desta forma, a atuação sinérgica da UNILEHU com seus parceiros permite não apenas a inclusão dos Jovens e das Pessoas com Deficiência nas empresas por meio da lei de cotas, como também outros públicos em vulnerabilidade social, mas, sobretudo a troca de experiências e vivências bem-sucedidas, facilitando a compreensão e a implementação de projetos de inclusão. 

Faça um comentário

Acreditamos no poder das diferenças.

Contato

Centro de Inclusão Unilehu Curitiba: Rua Tamoios, 1500

MISSÃO

Temos por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer.

© 2021 desenvolvido por Mable