Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/vhosts/unilehu.org.br/httpdocs/novo/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/vhosts/unilehu.org.br/httpdocs/novo/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2862

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/vhosts/unilehu.org.br/httpdocs/novo/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
Emprego Apoiado - Unilehu

O Emprego Apoiado é um programa que busca a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal, de forma remunerada e competitiva.

Criado nos Estados Unidos no final da década de 70 foi trazido para o Brasil nos anos 90 por Romeu Sassaki e Alexandre Betti. Em 2015, a Unilehu credenciou-se a Associação Nacional do Emprego Apoiado (ANEA) e passou a realizar o programa pela instituição.

Por meio dele é possível criar um ambiente de trabalho adequado a realidade de cada indivíduo, respeitando suas dificuldades e explorando o que há de melhor em seu potencial, superando o assistencialismo e o mero cumprimento da Lei de Cotas.

O programa Emprego Apoiado é dividido em etapas, todas realizadas com o acompanhamento de um técnico. Ele auxilia nas descobertas das competências, habilidades e dos desejos profissionais da pessoa, e faz a mediação entre o participante, a empresa e a família, para estabelecer acordos que irão auxiliá-lo em seu processo de desenvolvimento.

Emprego Apoiado Social

Nesta modalidade é realizada uma avaliação junto ao candidato, para traçar seu perfil vocacional, com a descoberta de pontos fortes, interesses e necessidades de apoio para sua inclusão no mercado de trabalho. Também é feita a busca de uma vaga customizada e adaptada, sendo a pessoa acompanhada de um técnico durante um período determinado.

 

Emprego Apoiado Retenção

Surgiu com a necessidade de atender as empresas e os participantes que já fazem parte do quadro de funcionários, e que devido à transferência de departamento, promoção ou readequação de função, necessitam de maior apoio para a realização das novas atividades.

 

Emprego Apoiado Inclusão

Realiza a inclusão de forma individual, ou coletiva, de acordo com a solicitação apresentada pela empresa contratante, e do perfil dos participantes em busca de emprego.

 

Emprego Apoiado Acadêmico

Realiza a inclusão de forma individual da pessoa com deficiência dentro das universidades. O técnico acompanha o aluno durante a graduação, auxiliando em seu relacionamento com colegas e professores e na busca por estágio ou emprego na área escolhida.

 

Emprego Apoiado Esportivo

Tem como objetivo auxiliar os paratletas durante o período de atividade esportiva para que, de forma paralela aos treinos, possam trabalhar em empresas que incentivam a participação em campeonatos. Outra situação em que o EA atua é com relação a fase de transição do paratleta, quando ele deixa de participar das provas e deseja iniciar nova carreira profissional.

 

Principais benefícios para as empresas parceiras:

– Mais cidadania e tornar-se uma empresa socialmente responsável;

– Participar de uma tecnologia social de inclusão inovadora e efetiva, para as pessoas com deficiência;

– Realizar a inclusão de forma inovadora, efetiva e individualizada;

– Construir um ambiente de trabalho mais acessível e adaptado.

 

Principais benefícios para os participantes

– Aumentar as chances de empregabilidade;

– Orientação e foco direcionado ao trabalho;

– Mediação entre gestor e equipe.